Artigos

O Tesouro Direto é a bola da vez. Fique por dentro do RendA+

  1. Minhas Finanças

Data da publicação:

Compartilhar: facebook facebook
Post Banner

O Tesouro Direto lançou uma nova modalidade de títulos, o RendA+, que visa contribuir com a acumulação de recursos para uma renda complementar à aposentadoria. Mas antes de falar sobre o tema, cabe aqui uma breve explicação sobre o que é o Tesouro Direto.

 

Sobre o Tesouro Direto

 

O Tesouro Direto é um programa do governo federal, gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda, que permite que pessoas físicas, como nós, possam acessar um rol de títulos públicos para formação de poupança.

 

Este programa disponibiliza vários tipos de títulos com uma grande variedade de indexadores, prazos e fluxos de remuneração. O Tesouro RendA+ é uma família de títulos que pagam rendimento e amortizações mensais por determinado período.

 

O Tesouro RendA+

 

O RendA+ chega com a promessa de ser uma opção de investimento com rentabilidade acima da inflação para uma renda mensal maior no futuro, podendo ser adquirido de forma simplificada e acessível.

 

Os títulos são pós-fixados, remunerados por uma taxa de juros acrescida de correção pela inflação, neste caso é usado o IPCA. Estes títulos pagarão mensalmente ao detentor, a partir de uma determinada data (de aposentadoria), um valor, durante 20 anos, semelhante a um plano de previdência privada.

 

Você pode estar pensando que é muito bom para ser verdade. E na realidade é, já que com apenas R$30 por mês aproximadamente, você já pode começar a investir no RendA+.

 

Porém, é necessário ter alguns cuidados antes de investir:

 

  • O RendA+ é um tipo de investimento de renda fixa. Isso quer dizer que, quando você investe, é possível prever quanto receberá ao final do prazo do título. No entanto, isto não significa que os preços e as taxas dos títulos permanecerão constantes ao longo do tempo. É possível que em alguns casos, essas oscilações causem variações no valor do título, podendo ser até negativas, mas no vencimento do título ele pagará os valores pactuados. Ou seja, apenas resgates antecipados podem acarretar em valores inferiores ao da sua aquisição. Nesse caso, é sempre melhor esperar o prazo pactuado e receber exatamente o que contratou.
  • Outra importante dica que devemos ter é com os custos envolvidos na operação, que variam de acordo com a instituição financeira (corretora) escolhida para operacionalização.
  • Além disso, devemos observar que este não é um investimento isento de tributação. Este título obedece às mesmas regras de um fundo de investimento, ou a famosa tabela progressiva, com o prazo ditando o tamanho da mordida do leão, quanto mais longo for o prazo de resgate/venda antecipada, menor a mordida.

 

Como adquirir o RendA+

 

O investimento no RendA+ é realizado de forma online. Basta acessar o site do tesouro direto no endereço www.tesourodireto.com.br/como-investir.htm,  fazer o seu cadastro e escolher um dos 8 títulos disponíveis de acordo com a sua fase de vida e objetivos. Lembrando que antes de investir, é necessário indicar uma instituição financeira autorizada a operar nesta modalidade de aplicação.

 

Mas antes da sua tomada de decisão, recomendamos que explore bastante o referido site do Tesouro Direto. Lá é possível fazer simulações, tirar dúvidas através do FAQ e eles ainda disponibilizam uma série de conteúdos de forma gratuita, que ensinam a investir do básico ao avançado para você se sentir mais seguro e bem informado. Porém, se julgar necessário e for possível, consulte um especialista.

 

Adicionalmente, vale também dizer que neste mês de agosto, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) lançou também uma nova família de títulos, desta vez com enfoque na educação, com as mesmas características do Tesouro RendA+, porém denominado Tesouro Educa+.

 

A diferença principal entre estes é que no Tesouro RendA+ há pagamentos de renda durante 20 anos, enquanto no Tesouro Educa+, os pagamentos de renda são para um prazo de 5 anos. Falaremos dessa modalidade numa nova oportunidade.

 

Esperamos que esse artigo seja um ótimo incentivo para você iniciar o seu investimento ou se já for um investidor, continuar cuidando do seu futuro cada vez mais.

 

Continue contando com a Sistel e até mais!