A importância do consumo consciente: Dicas práticas para o dia a dia!
Data da publicação:
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no mês de junho, onde por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), lideranças de diversos países se reúnem para discutir a prevenção, a recuperação e as formas de impedir a degradação de ecossistemas do mundo inteiro, convocando todos a se juntarem na causa.
Falar de educação socioambiental nunca se fez tão necessário, especialmente diante de cenários tão desafiadores vividos nos últimos tempos, que comprometem o futuro do nosso planeta.
Por isso, acreditando que é um bom momento para cada um, individualmente, refletir sobre suas atitudes e pensar sobre quais mudanças podem ser implementadas em prol de um mundo melhor, compilamos algumas dicas para você incluir práticas sustentáveis e de consumo consciente na sua rotina e de sua família.
São pequenas ações que contribuem para o bem-estar e podem resultar em economia para o seu bolso.
Veja a seguir:
- Menos desperdício, mais aproveitamento
Evite desperdícios e busque alternativas para aproveitar melhor os alimentos, desde a forma de armazenamento para ter mais durabilidade, como o uso de potes herméticos, organização na despensa, oscilações de temperatura da geladeira e congelamento, por exemplo, até as receitas criativas que permitem transformar alimentos que iriam para o lixo em novos pratos saborosos. É possível ainda utilizar cascas de frutas e legumes em adubo orgânico.
Dica: o aplicativo NaDespensa disponibiliza de forma gratuita diversas receitas com os ingredientes que você tem em casa.
- Adote o minimalismo na hora de consumir
O minimalismo é um conceito que vem ganhando força e sendo difundido por milhares de pessoas que buscam alternativas para reduzir o consumo, especialmente os de produtos categorizados como modismo ou novidades passageiras que levam à compra por impulso e logo viram ultrapassados, sendo rapidamente descartados.
Nesse contexto, além de uma vida sem excessos, a cultura do minimalismo propõe a substituição do tempo dedicado à aquisição de coisas, pelo acúmulo de experiências e pela busca por uma nova relação com o dinheiro a partir de escolhas mais significativas, além de aproveitar mais o tempo com quem se ama.
Que tal revisar os hábitos de consumo da família, identificando áreas onde é possível reduzir, reutilizar e reciclar mais?
Dicas:
- Diminua as idas aos shoppings centers e experimente comprar em brechós (físicos ou online).
- Prefira roupas com tecidos que tenham maior durabilidade.
- Conserte roupas e calçados ao invés de descartá-los, ou faça doações dos itens em bom estado que não utiliza mais.
- Veja se não é possível restaurar móveis antigos, dando uma nova vida a eles, ou até mesmo aderir ao “faça você mesmo”. Você encontra na internet vários canais com tutoriais de objetos de decoração ou móveis que podem ser produzidos sozinhos a baixo custo, a partir do aproveitamento de materiais ou transformação de objetos. Que tal envolver a família em um projeto de renovação?
- Ative o modo consciente
Mantenha a postura consciente ativada. Isso requer estar atento na hora de comprar e consumir qualquer tipo de produto e serviço e nas pequenas escolhas do dia a dia que impactam o meio ambiente e podem impulsionar a sustentabilidade.
Dicas:
- Prefira marcas que adotam práticas sustentáveis e éticas e tem o mesmo propósito que você. Hoje existem no mercado diversas empresas que não realizam testes em animais, não poluem o ambiente e prezam pela diversidade, por exemplo.
- Crie espaços verdes. Cuidar de uma horta ou plantar árvores e flores em casa ou na comunidade são práticas que contribuem para melhorar a qualidade de vida e trazer uma atmosfera positiva para o ambiente.
- Transporte sustentável. Quando possível, e caso não tenha problema de mobilidade, pratique caminhadas para se deslocar de um lugar para o outro em trajetos curtos, ou vá de bike para reduzir as emissões de carbono e diminuir o número de veículos nas ruas.
Juntos, podemos transformar nossos hábitos e agir de maneira mais responsável, cuidando da natureza e garantindo um mundo melhor para todos. Espero que tenha gostado das dicas e que elas inspirem mudanças positivas em seu dia a dia e da sua família!
Continue acompanhando a Sistel. Até mais!