Artigos

Fique atento: a informação é a melhor prevenção contra golpes digitais

  1. Inovação e Tecnologia
  2. Segurança na Internet
  3. Prevenção contra fraudes e golpes

Data da publicação:

Compartilhar: facebook facebook
Post Banner

Novos golpes digitais têm surgido a todo momento no Brasil em diversas modalidades e os números são alarmantes. Pesquisa da Nord Security de março de 2023, revela que aproximadamente 71% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe online. 

 

Por isso, como a informação é a melhor forma de prevenção, a Sistel preparou algumas recomendações para que você possa evitar ser vítima de golpes na internet que trazem prejuízo para você e sua família.

 

Essas dicas podem ser acompanhadas nas nossas redes sociais (Facebook e LinkedIn), por e-mail (para quem tem vínculo com a Sistel (assistidos, participantes e comunicadores), e também por aqui.

 

CONFIRA:

 

  • Cuidado com golpe do WhatsApp:

Não faça transferência para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

 

  • Cuidado com links de ofertas suspeitas:

Sempre desconfie de ofertas de produtos e serviços com preços muito baixos. É comum que criminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador ou celular. Eles usam e-mails, mensagem de celular (SMS) e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador.

 

  • Cuidado com SMS pirata:

Cuidado ao clicar em links que chegam por mensagens de celular (SMS). Segundo a empresa de segurança PSafe, consumidores sofrem 1 golpe a cada 6 segundos nessa modalidade. Os SMS enviados por nós, sempre tem identificado o nome Sistel.

 

  • Cuidado com golpe do pix:

Atenção a golpistas que se passam por um banco e pedem que o usuário registre suas chaves no Pix por meio de sites falsos. Evite fornecer dados (CPF, número de telefone e e-mail) sem ter a garantia de que se trata da instituição real, para que os golpistas não possam ter acesso a esses dados.

 

ATENÇÃO!

 

A Sistel não faz ligação, não manda e-mail e não envia mensagens por celular (SMS) solicitando senhas, dados pessoais ou bancários. Fique atento!

 

Continue se cuidando e contanto com a Sistel, que está sempre ao seu lado.

 

Até mais!