Cuidado com os golpes financeiros! Proteja-se com estas dicas da Sistel.
Data da publicação:
Falar de segurança de dados se torna cada vez mais necessário, especialmente quando observamos o crescimento dos crimes digitais a que somos submetidos frequentemente.
Quando falamos de golpes praticados na internet, o Brasil é o segundo país que mais sofre crimes cibernéticos na América Latina, ficando atrás apenas do México, segundo pesquisa realizada pela empresa de segurança Fortinet no 2º semestre de 2023. E com o avanço de transações bancárias pela internet e celular, os golpes financeiros ganham ainda mais destaque.
Existem muitos golpes que envolvem os meios digitais de pagamento e para evitá-los é preciso estar informado para saber como se proteger. Confira as dicas da Sistel e veja o que você pode fazer para aumentar a sua segurança e evitar golpes financeiros.
Golpe da maquininha
Como ocorre: O golpista engana a vítima para que ela pague um valor incorreto ou digite a senha em um campo visível.
Como evitar: Ao comprar no cartão, fique atento ao que aparece na máquina durante o pagamento. Não digite a senha caso o vendedor tente ocultar de você o visor da máquina.
Golpe da troca do cartão
Como ocorre: O golpista se aproveita de uma distração para devolver o cartão errado após a compra.
Como evitar: Fique atento no momento do pagamento e confira se o cartão devolvido é mesmo o seu antes de guardá-lo.
Golpe da venda online
Como ocorre: Os golpistas usam sites falsos para obter senhas de cartão ou receber pagamentos por produtos que nunca são entregues.
Como evitar: Ao acessar o site na internet, verifique na barra de endereço (navegador) se o site informado condiz com o site da empresa na qual você pretende comprar. Verifique também se há um ícone de cadeado, que indica um site protegido.
Golpe das redes sociais
Como ocorre: Os golpistas se passam por um conhecido seu, usando um perfil falso ou roubado e solicitam dinheiro.
Como evitar: Entre em contato com o seu conhecido por outro meio, para saber se é realmente ele que está falando com você.
Se cair em um golpe, siga as orientações a seguir:
- Entre em contato com o seu banco imediatamente para bloquear o cartão
- Se a compra foi no Pix, entre em contato com o banco e solicite o Mecanismo Especial de Devolução (sistema do Banco Central para recuperar o dinheiro)
- Registre um boletim de ocorrência policial o quanto antes.
- Busque uma delegacia especializada em crimes virtuais. Consulte a delegacia mais próxima de você, há várias distribuídas nos estados brasileiros. Confira lista de delegacias (aqui).
Lembre-se: A Sistel não faz ligação, não manda e-mail e não envia mensagens por celular (SMS) solicitando senhas, dados pessoais ou bancários.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para sua segurança!
Continue cuidando nos seus dados e das suas transações e não deixe de acompanhar os próximos conteúdos sobre esse tema que traremos por aqui em breve.