Como organizar melhor o orçamento no início do ano?
Data da publicação:
Início de ano é sempre um misto de novos planos, projetos, resoluções e também de muitas contas para pagar, não é mesmo?
Logo nos primeiros meses já temos despesas de impostos como IPTU, IPVA e as vezes até gastos com férias e viagens. E para quem tem dependentes em idade escolar não para por aí! Pode colocar na soma gastos com matrícula e material, o que acaba comprometendo parte considerável do orçamento.
Se você não se preparou para esse momento ou as coisas saíram um pouco do controle com os gastos de final de ano, estamos aqui para te lembrar que sempre é tempo de se planejar, recalcular a rota e ficar de bem com o seu bolso!
E para te ajudar a começar o ano de forma mais leve, vamos te dar algumas dicas sobre como se organizar e ficar mais preparado para enfrentar as contas do começo do ano.
Faça um controle dos gastos que terá nesse início de ano
Um bom começo é fazer uma lista dos gastos que terá no início do ano. Para isso, você pode usar um aplicativo de controle de gastos (temos um artigo aqui muito interessante com os melhores aplicativos sobre planejamento financeiro, na aba artigos), ou se preferir, utilize uma planilha, agenda ou caderno. A ferramenta é opcional, o mais importante é conseguir enxergar o seu orçamento!
Anote os gastos conhecido, IPTU, IPVA, renovação de matrículas, material e uniforme escolar e acrescente a essa lista os gastos futuros, por exemplo, se você vai viajar ou fará passeios, calcule quanto gastará com alimentação, hospedagem e passagens.
Some tudo que listou e veja se cabe no seu orçamento. Esse é o momento de decidir quanto a, por exemplo, pagar parcelado o IPTU, avaliar se itens podem ser substituídos por outros mais em conta ou adiados para outro momento. Vale a pena até mesmo desistir de gastar se for algo supérfluo.
Teve ganhos extras?
Assim como existem momentos do ano em que temos mais despesas, também podem existir momentos em que temos recursos adicionais disponíveis, como as férias do trabalho ou adiantamento do 13º salário, abonos e até rendas extras.
Nesses momentos em que temos uma folguinha, por que não aproveitar para fazer uma reserva de emergência, planejar o pagamento de despesas pontuais, como as despesas de início de ano, fazer um investimento ou tirar um projeto do papel?
Então, se esse for o seu caso, aproveite para planejar como utilizar esse ganho adicional de forma consciente.
Mas atenção! Se você já tiver endividado, como é a situação de grande parte dos brasileiros, pode usar esse recurso para quitar alguma dívida e ficar mais tranquilo.
O importante é se planejar! Conhecer seus gastos e tomar uma decisão para se manter equilibrado financeiramente.
Se organize para realizar pagamentos à vista e ganhar desconto
Despesas como IPTU e IPVA recebem desconto quando o pagamento é feito à vista. Organize-se, durante o ano, reservando parte da sua renda para quando chegarem as cobranças no início do ano você poder usufruir destes descontos. Mas se não foi possível se planejar, encaixe as parcelas no seu orçamento mensal e pague no vencimento para não pagar multas e juros por atraso.
Gostou das dicas?
Esperamos que você inicie esse ano com seu planejamento em dia e que esteja sempre de bem com seu bolso!
Continue nos acompanhando por aqui!
Até mais!