Black Friday – uma batalha entre desejo e necessidade
Data da publicação:
Era novembro de 2023, época de Black Friday no Brasil. Mais uma vez a esperança se renovava em conseguir algum desconto supervantajoso. Era um desejo ardente no peito, cartão de crédito na mão e uma esperança viva em conseguir ótimas promoções e contá-las aos amigos.
Confesso que não tinha uma lista na mão das coisas que eu precisava, apenas queria garimpar as melhores oportunidades, procurando aquela etiqueta vermelha do produto no site e encontrar os maiores descontos.
Chegou o dia, 17/11/2023, e o maior site de vendas online no Brasil iniciou a sua Black Friday. Como um grande entusiasta de literatura, fui direto na seção de livros e procurei as maiores promoções. Meus olhos vibraram com descontos de 40%, 50% e até de 80%! O desejo se tornou realidade. Com o cartão de crédito já pronto (há dias), escolhi 12 livros (1 para cada mês de 2024, coisa de resolução de ano novo, sabe?!) e pronto! Meu objetivo foi alcançado. Estava feliz e ansioso pela chegada dos livros na minha casa, colocá-los na minha estante e devorá-los.
Final feliz? Nem tanto. Até hoje não li metade do que comprei...
O texto de hoje não é para ser contra a Black Friday. Não. Ele traz orientações para você tirar o melhor proveito dela. Apesar de algumas promoções aparentemente enganosas, há boas e ótimas oportunidades que podemos aproveitar e sairmos vencedores dessa batalha entre desejo e necessidade.
1. Tenha um planejamento do que você precisa e deseja
Você sabe que, se vai ao mercado sem uma lista de compras e com fome, você compra mais do que deve. Quando o desejo (fome) encontra uma pessoa sem planejamento (lista de compras), certamente a pessoa fará más escolhas, será guiada apenas pelas vontades e não será nada eficiente nos gastos.
Sempre tenha uma lista de desejos e necessidades. Para a vida. Isso te ajudará a saber o que é importante e ter clareza nas prioridades para você e para sua família.
Assim, em uma Black Friday, você não será apenas guiado pelas emoções. Você terá uma ótima oportunidade de riscar sua lista, comprando algo que você já desejava ou necessitava. Isso dá direcionamento, clareza e te ajuda a fazer boas escolhas.
2. Planejar as compras te ajuda a verificar reais descontos
A sua lista de desejos e necessidades deve constar o preço de cada um. Se você quer comprar um colchão para a sua cama, já pesquise o preço, se planeje para comprá-lo em determinada data e vá acompanhando o preço.
Ocorre muitas vezes (infelizmente) de lojas aumentarem bem os preços dos produtos nas semanas que antecedem a Black Friday, para então simularem descontos “vantajosos” para os clientes.
Quem se planeja não cai em “Black Fraude”, como dizem por aí.
3. Adiante o Natal
Se você já acompanha os preços e tem um bom planejamento, já sabe o que e quanto irá gastar nos presentes de Natal. Pode ser uma ótima oportunidade de antecipar as compras e pagar bem mais barato.
Não faça igual a mim no passado. Eu esperava sempre o saldão de estoque em janeiro para comprar os presentes de Natal. Meus filhos sempre reclamavam, com razão.
4. Faça estoques inteligentes
Talvez você não tenha nada em mente para gastar nesta Black Friday, mas certamente você sempre está precisando de alguma coisa na sua casa, de consumo constante. Pode ser uma ótima opção aproveitar os descontos que surgem em alimentos, produtos de higiene, beleza e limpeza.
Fazer estoque moderado desse tipo de produto pode ser uma ótima estratégia para um consumo mais inteligente e eficiente.
5. Outras orientações e cuidados muito importantes para essa data:
- Se você não precisava de algo antes do desconto, não é promoção – é despesa!
- Promoções mexem com nossas emoções, não com necessidades. Planejamento te ajuda a evitar armadilhas, inclusive mentais.
- Não se compare com outras pessoas, vendo quem conseguiu uma excelente oportunidade. É a pior forma de você acabar com qualquer planejamento.
- Disciplina vence o improviso. Uma lista ajuda a nos salvar do endividamento e das compras irracionais.
- Oportunidades reais existem, mas apenas para quem sabe o que e onde procurar. Planejamento é vida!
A Black Friday parece, para muitos, uma excelente oportunidade de descontos. Assim como quando eu comprei os 12 livros. Mas, sem planejamento, ela é um evento que pode te levar a gastos ineficientes (até hoje só li 5 daqueles livros) ou até te empurrar para o endividamento.
Que esta Black Friday seja uma excelente oportunidade para você chegar mais perto do que você está planejando.
Fique de bem com o seu bolso!
