Artigos

Ah! As festas de fim de ano! Que época maravilhosa.

  1. Consumo Consciente
  2. Minhas Finanças

Data da publicação:

Compartilhar: facebook facebook
Post Banner

Ah! As festas de fim de ano! Que época maravilhosa.

 

Os shoppings decorados, as casas e os condomínios com pisca-piscas, as empresas realizando suas festas de fim de ano. As famílias se organizando para as ceias de Natal e Ano Novo: que delícias provamos nestes momentos! É hora de as pessoas utilizarem suas melhores receitas, pratos especiais, aquela sobremesa que você esperou o ano inteiro para comer: a rabanada, o chester...

Sem falar no clássico embate: com ou sem uvas-passas?

 

Mas além dos encontros e comida, temos os presentes. Presentes para os amigos, familiares, amigo oculto e para nós mesmos, por quê não?! Nós merecemos, batalhamos o ano inteiro. Sem dúvida, é um momento em que presenteamos mais, somos mais generosos, participamos das caixinhas de Natal.

 

O convite que fazemos a você é: presenteie, mas faça isso de forma consciente, para não terminar o ano endividado, ou ainda mais enrolado, caso já tenha se excedido.

 

Isso porque o ano novo ano se inicia, mas a fatura do cartão de crédito do ano que vem trará as compras que você fez e parcelou ainda esse ano.  Um dado preocupante, aponta que metade dos consumidores não controla gastos com cartão de crédito, segundo a CNDL:

https://site.cndl.org.br/mais-da-metade-dos-consumidores-nao-controla-gastos-com-cartao-de-credito-aponta-cndlspc-brasil/

 

Soma-se a isso ainda, os gastos que teremos no início do ano com IPVA, IPTU, material escolar Imposto de Renda etc. E tenho certeza que nos seus planos de 2025, além das promessas para o ano vindouro, certamente está conseguir guardar um pouquinho mais de dinheiro ou sair das dívidas, não é mesmo? Mas esse é um assunto que vamos aprofundar no ano que vem. Por ora, vamos voltar para o espírito natalino e pensar em como presentear quem a gente ama de forma mais consciente?

 

 

  • Quando presentear alguém, pense no valor e não no preço. Valor não tem relação com o quanto você gastou, mas o quanto o presente demonstra que você se importa e lembrou da pessoa. Às vezes, gastamos pouco, mas mostramos que amamos muito alguém.
  • Escrever uma carta, cartão personalizado, ou algo feito à mão como um artesanato, uma pintura, por exemplo, pode gerar uma conexão mais duradoura.
  • Monte uma pequena cesta com itens que a pessoa gosta muito. Chá, um bolo, objetos que tenham significado, biscoitos.
  • Um álbum de memórias ou porta-retrato com uma foto de um momento muito especial também costuma emocionar.
  • Um vaso com uma planta, como uma suculenta, uma flor ou até um kit de cultivo, também são presentes especiais e que demonstram cuidado e carinho.

 

 

Essas são ideias simples, mas de grande significado. Afinal, presentes simbólicos, podem ser especiais, independentemente do preço e refletem o espírito da época, onde o mais importante é a celebração de mais um ciclo ao lado de quem é mais importante para nós.

 

Que o seu fim de ano seja cheio de abraços, risadas, cantorias, pratos saborosos e que você receba presentes valiosos, que mostram o quanto te amam. E que você faça o mesmo, presenteando quem você ama. Mas sempre de maneira consciente.

 

Lembre-se: fique sempre de bem com seu bolso.

 

Feliz Natal! Feliz Ano Novo!