A Black Friday já começou. Fique atento para aproveitar as vantagens de forma segura e sem arrependimentos!
Data da publicação:
A Black Friday acontece agora, 29 de novembro e já estamos sendo bombardeados por todos os lados com promoções e promessas de ofertas imperdíveis.
É indiscutível que esse momento contribui para girar a economia e o fechamento de bons negócios. O cenário é de oportunidades, mas que deve ser encarado com cuidado, já que essa ação de vendas é responsável por gerar descontentamento para uma grande parte da população que acaba sendo vítima de propaganda enganosa e fraudes, ou que acabam comprando gato por lebre.
Prova disso, é que o site Reclame Aqui registrou um aumento de reclamações de 34,5% na Black do ano passado e o Procon tem emitido alertas para o consumidor ficar atento aos seus direitos nesse período, além de incentivar que ao notar qualquer irregularidade, o cliente denuncie imediatamente.
Muitas pessoas se prepararam por meses para aproveitar essa temporada de descontos especiais, e outras, vão acabar comprando por impulso, no calor do momento. Em que categoria você se encontra?
Independente da sua preparação, separamos algumas dicas para você ficar atento e fazer suas compras com mais segurança!
- Compare preços: Antes de comprar, verifique o preço do produto em diversas lojas. Isso te ajudará a confirmar se a oferta é de fato vantajosa. Outra coisa importante, é olhar a reputação do produto e do vendedor, lendo as avaliações de outros compradores, principalmente em sites como Reclame Aqui e Google, por exemplo.
- Cuidado para não cair no golpe da loja fake: se a compra for realizada de forma online, verifique se o site é confiável. Olhe os canais digitais da marca e veja se de fato ela existe. Observe se ele tem o "https://" no início do endereço (que indica uma conexão segura), ou o cadeadinho na barra de endereço e procure por informações como o CNPJ da loja, políticas de troca e devolução e dados de contato claros. Inclusive, dê preferência a marcas conhecidas, pois em geral, lojas que tenham uma boa reputação no mercado, oferecem mais segurança no processo de compra e entrega.
- Desconfie de ofertas muito vantajosas (abaixo da concorrência): Sabe aquele ditado que diz que laranja madura na beira da estrada está podre ou bichada? Então, preços extremamente baixos podem indicar uma tentativa de golpe ou negociações fraudulentas. Seja prudente! Nesse período, aumenta-se a recorrência de sites clonados, disparos de links suspeitos e ligações com ofertas duvidosas. Fique atento para não cair em armadilhas e caso seja vítima de algum golpe, não deixe de registrar um boletim de ocorrência online ou denunciar no Procon.
- Proteja seus dados: Cuidado ao fornecer seus dados pessoais e bancários. E-mails, mensagens ou anúncios com links suspeitos pelo WhatsApp que pedem suas informações, têm sido arma de bandidos. E eles costumam aumentar exponencialmente nesse período e basta uma desatenção, para termos nossos dados roubados e/ou utilizados indevidamente. Então, quando for se cadastrar em lojas online para realizar uma compra, lembre-se de usar senhas fortes com números e caracteres especiais, que dificultam que um possível invasor possa decifrá-las.
- Atente-se aos prazos de entrega e política de devolução: Durante a Black Friday, o prazo longo de entrega está no topo da lista das reclamações, pois as lojas podem estar com uma demanda alta e não ter uma logística segura de entrega. Por isso, é importante verificar se os prazos de entrega são compatíveis com a sua necessidade. Se for algo urgente, talvez não seja interessante efetivar a compra nesse período. Outra coisa importante é entender como funciona a política de devolução ou troca, caso o produto não seja como esperado ou apresente defeitos. Certifique-se de que a loja tem um processo claro e eficiente.
- Por fim, não comprometa todo seu orçamento: Já falamos bastante por aqui sobre a importância do planejamento financeiro e de termos sempre uma reserva de emergência. Temos um artigo aqui sobre esse tema, se ainda não leu, clique para acessar: https://debemcomseubolsosistel.com.br/artigos/fundo-de-emergencia-saiba-como-construir-e-entenda-a-importancia-para-o-seu-bolso/. Lembre-se de não comprometer toda a sua reserva financeira, pois sabemos que imprevistos podem acontecer e novas promoções surgem o tempo inteiro. Por isso, estabeleça um orçamento e defina quanto você está disposto a gastar na Black Friday. Isso ajuda a evitar compras por impulso.
Queremos que você esteja sempre realizado e de bem com seu bolso. Por isso, você pode aproveitar as promoções da Black Friday, mas lembre-se dessas dicas para fazer compras inteligentes e vantajosas!
Até mais!